Eurico Rodrigues dos Santos
Nascido em Igatu (BA), morador de Perus desde 1955 e construtor de instrumentos musicais por mais de 30 anos
Eurico Rodrigues dos Santos é morador do bairro de Perus desde 1955, quando veio da cidade de Igatu (BA) com seus pais e irmãos para morarem na antiga Vila Hungareza.
A conversa em vídeo traz registros de suas primeiras lembranças sobre o bairro de Perus antigo, ainda com poucas casas e recém chegada a instalação de energia elétrica em suas vilas. Também, sua infância, a paixão pelo futebol, os domingos na matinê do antigo Cinema de Perus e fatos interessantes da história antiga do bairro.
Aos quinze anos inicia sua vida profissional dedicada à construção de instrumentos musicais, por indicação de seu pai, na fábrica da Tranquillo Giannini. Passou depois pelas fabricantes Del Vecchio, Snake/Ookpik, Finch e Pianofaturas Paulista.
Destas, a fabricante Finch, teve seu início de operações no bairro de Perus, em frente a casa de um de seus sócios, José Maurício. Existiu de 1975 a 1983, quando mudou de endereço para a Rua General Osório, na região central da cidade. Bom, mas daí essa história da Finch traremos em um outro post futuro aqui do blog.
Voltando ao Eurico: com sua aposentadoria em 1992 após trabalhar por um período no Sacolão Perus, o antigo luthier do bairro tem se dedicado à família.
Confira como foi a conversa com o Eurico Rodrigues dos Santos no vídeo abaixo:
Fábricas de instrumentos em que Eurico trabalhou:
Tranquillo Giannini
Del Vecchio
Snake/Ookpik
Finch
Pianofatura Paulista
Todo o conteúdo dessa postagem é baseado em relatos de história oral de Eurico Rodrigues do Santos. As fotografias integram o acervo pessoal de Eurico Rodrigues dos Santos.
*****
Entrevistado: Eurico Rodrigues dos Santos
Data: 12/03/2020
Entrevistadores: Antônio Moacir de Albuquerque e Fábio de Albuquerque
Gravação e edição: Fábio de Albuquerque
*****
Ainda há muito trabalho pela frente para contar as histórias da música de Perus. Você pode ajudar comentando nessa postagem com informações sobre os grupos e histórias pessoais com a música do bairro.
Se você se interessa pelo assunto, entre em contato e ajude nesse grande projeto.